Introdução
A Universidade Agostinho Neto (UAN) é a única instituição de ensino superior pública em Angola. Nos termos do seu Estatuto Orgânico é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa, financeira e disciplinar, destinada à formação de quadros superiores, nos diversos ramos do saber.
A UAN garante a liberdade de criação científica, cultural e tecnológica, numa perspectiva de respeito e promoção da pessoa humana, da comunidade e do meio ambiente. Para além disso, assegura a pluralidade de opiniões e sua livre expressão, promove a participação de todos os corpos universitários na vida acadêmica comum e assegura métodos de gestão democrática, através do exercício da eleição directa de representantes dos distintos corpos junto dos seus órgãos.
Actualmente a Universidade Agostinho Neto está implantada em 10 das 18 Províncias do País, contando com: 7 faculdades, 6 Institutos Superiores de Ciências da Educação, 1 Instituto Superior de Enfermagem e 3 Escolas Superiores.
Cursos
No ano 2005/06 foram ministrados na UAN 68 cursos de Licenciatura, 18 de Bacharelato e 15 de Mestrado em diversas áreas do saber científico, distribuídos pelas várias faculdades, institutos e escolas superiores.
Pela primeira vez na UAN, com início em 2002, estão em funcionamento quinze cursos de mestrado em Direito, Matemática, Recursos Naturais e Ambiente, Ciências do Mar e Zonas Costeiras, Telecomunicações, Agronomia e Recursos Naturais, Ensino das Ciências, Ensino da Língua Portuguesa, Teoria e Desenvolvimento Curricular, Educação Médica, Historia, Literatura e Língua Portuguesa, Economia, Didáctica do Ensino Superior.
Também funcionaram os seguintes cursos de especialização: Petróleo, Saúde Publica e Gestão Hospitalar.
Na UAN funcionam os seguintes Centros de Investigação Cientifica: Laboratório de Engenharia da Separação, da Reacção Química e do Ambiente (LESRA); Centro Nacional de Recursos Fitogenéticos (CNRF); Herbário de Luanda (HELDA); Centro de Estudos e Investigação em População (CEIP); Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED); Centro de Pesquisa, Formação e Gestão em Educação (CPFGE); e em colaboração com a UAN o Laboratório de Exploração e Produção (LEP) da Sonangol realiza projectos de pesquisa em diversas áreas.
Balanço Das Principais Actividades 2002-05
O Programa de Relançamento da UAN:
- Aumento do número de estudantes;
- Melhoria da qualidade de ensino e investigação;
- Expansão da UAN, que visa 4 objectivos fundamentais:
- Reabrir e apetrechar a Faculdade de Ciências Agrárias no Huambo;
- Criar a Faculdade de Letras e Ciências Sociais
- Criar Escolas Superiores de Ciência e Tecnologia, Escolas Superiores
Pedagógicas e Institutos de Investigação;
- Instituir o curso de Comunicação Social.
População Universitária
Em 2005/06 matricularam-se na UAN 32.173 estudantes em graduação
Cooperação Ao Nível Nacional
Assinou acordos de cooperação com várias empresas nacionais e estrangeiras sediadas em Angola, no sector petrolífero, no sector mineiro e no sector da construção civil.
Cooperação Ao Nível Internacional
Acordos de cooperação com Universidades portuguesas, brasileiras, americanas (EUA), nigerianas, congolesas, caboverdianas, moçambicanas, santomenses, guineenses (Bissau), macaenses e sul-africanas.
Organização E Distribuição Dos Centros Universitários Da Uan Na República De Angola Nos Próximos Anos:
- Centro Universitário de Luanda (Luanda e Bengo)
- Centro Universitário de Cabinda (Cabinda e Zaire)
- Centro Universitário de Uíge (Uíge, Kwanza Norte e Malange)
- Centro Universitário de Huambo (Huambo e Bié)
- Centro Universitário de Benguela (Benguela e Kwanza Sul)
- Centro Universitário de da Huíla (Namibe, Huíla, Cunene e Kuando Kubango)
- Pólos Universitários de Kwanza-Sul (existente), de Bié, de Namibe, Lunda-Sul, Lunda-Norte, Malange.
- Escolas Superiores para a formação de quadros em curto prazo.
|