World Investment News - The Very First Investment News Company on the Web
 
World Investment News - The Very First Investment News Company on the Web

 

Documento sin título

Documento sin título

SSA : Angola : Porto de Cabinda

Name of company Porto de Cabinda

Address

Rua do Comércio, Cabinda

Phone

+244 231223007 / 231222474

Fax

+244 231222464

website

Contact Mail

dg@portodecabinda .com

Sector

Transports

O porto de Cabinda foi criado em  1953, mas apenas em 1957 foi elevado à categoria de Porto comercial. Quanto ao período durante o qual o porto foi gerido pela Administração Colonial, este remota  ao de ano 1975, precisamente alguns ameses antes da conquista da Independencia nacinal do Povo Angolano.

Depois de Angola independente, o porto desenvolveu-se ao longo destes anos todos e conheceu o seu ponto mais alto de movimentação de cargas em 1968, altura em que manuseou ceca de 300 mil toneladas de carga. Na Angola independente, o porto continua a desempenhar o seu papel, sendo um principal centro de concentração e passagem de cargas essencialmente para o hinterland contíguo, mais concretamente para as necessiadades do consumidor de Cabinda. Desde o ano de 2004, o porto vem conhecendo uma nova dinâmica, quer na sua organização, estruturação, quer no seu funcionamento, que permitiu que no ano de 2007 chegassemos a cerca de 300 mil toneladas, que foi o pico deste porto no ano de 1968; Isto quer dizer que no ano de 2007 atingimos um ponto histórico ou o ponto mais alto da história do porto, e viemos trabalhando nos anos subsequentes para que possamos passar este indicador económico.

Estimamos no ano em curso de 2009 que cheguemos a cerca de 500 mil toneladas de carga. Temos como referencia o ano de 2004, quando iniciámos a operação com a movimentação de cargas contentorizadas. No ano de 2004, o principal indicador  económico de actividades produtivas deste porto era ecencialmente carga geral.

A partir do ano de 2004, fomos pondo de lado a carga geral, e vimo-nos especializando para a carga contetorizada. Hoje manuseamos maioritariamente carga contentorizada e também alguma carga geral (viaturas) e também alguma carga paletizada, material para apoio da actividade petrolífera. Estimamos que neste ano ultrapassemos a fasquia das 500 mil toneladas, estaremos sensivelmente entre os 100 mil contentores, provavelmente chegaremsos aos 100 mil TEUs este ano.

Na altura em que o porto dava os primeiros passos, como empresa vocacionada a transportação de cargas, pessoas e bens, fundamentalemente. De Cabinda para a Europa e Américas eram exportados produtos como madeira, coconote e dendem. A madeira proveniente da densa floresta do Maiombe, por sinal a segunda maior do mundo depois do Amazonas, que começa nesta região e termina no Gabão. A madeira, ao contrario do que acontece hoje, era exportada em toros e não serrada ou laminada, como acontece nos dias de hoje por força da legislação Angolana .

A partir de 2005, altura em que foi indicado o Senhor Osvaldo Lobo do Nasimento para dirigir este Porto, começa de facto o boom nesta plataforma logística. Os dados revelam que o Porto atingiu os seus mais elevados índices de produtividade, tendo sido por isso mesmo considerado o Porto que mais cresceu no sistema marítimo e portuário Angolano .

 

 
World Investment News - The Very First Investment News Company on the Web

 

 

Make World Investment News Your Homepage.
© 2011 World INvestment NEws
Disclaimer | Site Map |  Web Mail |